sábado, 16 de fevereiro de 2008

Meu blog desnudado

Meu blog desnudado
O único nessa categoria

.
Um blog sobre filmes pornôs gays não pode sentir pejo em desnudar-se. Excepcionalmente nesta matéria o assunto deixará de ser os filmes para ser o próprio blog.
.
Boris Transar apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2005 no Portal GLX. Em novembro de 2006 as matérias passaram a ser publicadas no servidor Blogger. Neste mês de fevereiro completaram três anos da primeira matéria e o blog concluiu um processo de atualização do design e do conteúdo que havia iniciado em setembro de 2007. Entretanto foram mantidas algumas características já consagradas desde o início, como o uso da fonte Verdana cinza-claro sobre fundo negro, muitos Marcadores e a densidade do conteúdo das matérias, consolidando o blog como o único nessa categoria, em língua portuguesa.

O novo design, sobre o modelo Minima Dark, criado por Douglas Bowman (Stop Design) para o Blogger, foi explorado em todas as suas potencialidades e atualizado para criar uma identidade que reforce o caráter porncult do blog. As modificações fazem parte e um processo que é dinâmico, ininterrupto. Basta que algum problema seja verificado para que a solução seja buscada e adotada imediatamente. Nessa questão sempre há como melhorar e as ferramentas existentes incentivam e facilitam as mudanças.

Foi criado novo cabeçalho, mais sexy. O texto utiliza, no título, a fonte Underwood 1913, criada por Gilles Le Corre. Na descrição do conteúdo foi utilizada a clássica Verdana sobre foto de fundo em preto-e-branco.

Na coluna direita foi dada uniformidade cromática à fonte. Alguns elementos foram deslocados, outros foram criados e outros eliminados. Os textos de Bem-Vindos, Advertências e Quem Sou Eu foram revistos, ampliados e atualizados. Os links foram divididos e agrupados em sete grandes temas: Compartilhadores de Torrents, Film Archives, Estúdios e Produtoras, Websites Pessoais, Informação Diversão e Compras, Blogs, Festivais e Mostras. O blog agora também indica livros e passou a exibir uma Imagem de Ocasião, uma janela onde sempre haverá uma imagem impactante sobre um assunto corrente ou um refresco para os olhos. A Imagem de Ocasião é trocada a intervalos de, no máximo, três dias. Foi adicionado um contador de visitantes online, um contador total de visitas e um link para o Real Tracker, um dos verificadores de audiência do blog. O acesso a esses dados é livre.

A coluna esquerda apresenta sempre a última matéria publicada. A atualização passou a ser quinzenal desde de setembro de 2007, cada matéria tem a extensão média de 5 mil toques. As que foram publicadas anteriormente devem ser buscadas no Arquivo do Blog (coluna direita). Os Marcadores, localizados no final da coluna esquerda, também facilitam a busca de conteúdo. Para ilustrar, além das imagens, sempre que houver disponibilidade será adicionado conteúdo audiovisual ao corpo das matérias. Foi mantida a característica que faz o blog ser baseado em texto, no qual as imagens colaboram para elucidar o conteúdo, e não o contrário.
O rodapé também foi modificado, ganhou conteúdo. Foi eliminado o Name in Lights, o ornamento que encerrava o design. No lugar dele foi inserido uma lista de sites que linkam o blog, criando uma rede de reciprocidade, de interesses comuns, compartilhamento de público e conteúdo. Foi criado e adicionado um banner de utilidade pública, a Campanha por uma Vida Sexual Saudável, contra o cigarro e pelo uso da camisinha.

O blog só não foi inteiramente desnudado porque não está disponivel os dados sobre o número de leitores de Boris Transar no Portal GLX. O número de leitores do blog estava estabilizado abaixo de mil visitas por mês desde sua criação, em novembro de 2006. A partir de outubro de 2007 este número começou a aumentar e atingiu 2.124 visitas naquele mês. Em novembro chegou a 7.670. Em dezembro foi de 10.234. Em janeiro último foi de 13.903. A estimativa para este mês de fevereiro é alcançar 16 mil visitas. São números que indicam que as mudanças que aos poucos foram introduzidas surtiram efeito desejado na audiência. Design atualizado, muito mais leitores. O blog busca alcançar a medida do paladar do leitor sem perder sua própria identidade.

Até agora gratuito e sem links comerciais, o blog mantém firme o objetivo de apresentar quase tudo sobre os filmes pornôs gays, mesmo porque quem mostra tudo são os filmes de sexo explícito. Outros objetivos são: tornar o conteúdo da blogosfera mais consistente e estimular o surgimento de outros blogs, mesmo diletantes que, como este, cultivem a fidelidade do leitor.

Todo esse trabalho não teria sido realizado sem a colaboração de O Membro Desonesto. Agora há uma equipe Boris Transar e a nova bossa só foi possivel com a introdução dele. Merece palmas.

2 comentários:

  1. Anônimo7:08 PM

    Realmente, o design de seu blog é inspirador, da pra ter uma boa base de como criar o meu próprio blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bóris. Boa noite.
    Companheiro, estou passando aqui hoje para te pedir uma ajuda. No dia 13 de abril de 2007 eu publiquei um post cujo título é "Saldos de Balanço". Dentre os tópicos deste post há um subtítulo que chamei de "Utilidade Pública". Há ali uma imagem de um vídeo que eu já possui em VHS e que não lembro de forma alguma o nome. Várias pessoas que encontram a imagem na net me perguntam de onde ela saiu e minha memória não me socorre. Será que você conhece a cena? será que viu o filme? Poderia me ajudar a descobrir do que se trata?
    Entendendo o senhor como erudito no assunto, pensei que talvez pudesse contar com sua ajuda no sentido de pôr esta questão a termo.
    Agradeço imensamente a você pela atenção.
    Abraços fraternos,
    Mister Man

    ResponderExcluir

Leu? Agora comente... e divulgue também!