sábado, 16 de fevereiro de 2008

Meu blog desnudado

Meu blog desnudado
O único nessa categoria

.
Um blog sobre filmes pornôs gays não pode sentir pejo em desnudar-se. Excepcionalmente nesta matéria o assunto deixará de ser os filmes para ser o próprio blog.
.
Boris Transar apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2005 no Portal GLX. Em novembro de 2006 as matérias passaram a ser publicadas no servidor Blogger. Neste mês de fevereiro completaram três anos da primeira matéria e o blog concluiu um processo de atualização do design e do conteúdo que havia iniciado em setembro de 2007. Entretanto foram mantidas algumas características já consagradas desde o início, como o uso da fonte Verdana cinza-claro sobre fundo negro, muitos Marcadores e a densidade do conteúdo das matérias, consolidando o blog como o único nessa categoria, em língua portuguesa.

O novo design, sobre o modelo Minima Dark, criado por Douglas Bowman (Stop Design) para o Blogger, foi explorado em todas as suas potencialidades e atualizado para criar uma identidade que reforce o caráter porncult do blog. As modificações fazem parte e um processo que é dinâmico, ininterrupto. Basta que algum problema seja verificado para que a solução seja buscada e adotada imediatamente. Nessa questão sempre há como melhorar e as ferramentas existentes incentivam e facilitam as mudanças.

Foi criado novo cabeçalho, mais sexy. O texto utiliza, no título, a fonte Underwood 1913, criada por Gilles Le Corre. Na descrição do conteúdo foi utilizada a clássica Verdana sobre foto de fundo em preto-e-branco.

Na coluna direita foi dada uniformidade cromática à fonte. Alguns elementos foram deslocados, outros foram criados e outros eliminados. Os textos de Bem-Vindos, Advertências e Quem Sou Eu foram revistos, ampliados e atualizados. Os links foram divididos e agrupados em sete grandes temas: Compartilhadores de Torrents, Film Archives, Estúdios e Produtoras, Websites Pessoais, Informação Diversão e Compras, Blogs, Festivais e Mostras. O blog agora também indica livros e passou a exibir uma Imagem de Ocasião, uma janela onde sempre haverá uma imagem impactante sobre um assunto corrente ou um refresco para os olhos. A Imagem de Ocasião é trocada a intervalos de, no máximo, três dias. Foi adicionado um contador de visitantes online, um contador total de visitas e um link para o Real Tracker, um dos verificadores de audiência do blog. O acesso a esses dados é livre.

A coluna esquerda apresenta sempre a última matéria publicada. A atualização passou a ser quinzenal desde de setembro de 2007, cada matéria tem a extensão média de 5 mil toques. As que foram publicadas anteriormente devem ser buscadas no Arquivo do Blog (coluna direita). Os Marcadores, localizados no final da coluna esquerda, também facilitam a busca de conteúdo. Para ilustrar, além das imagens, sempre que houver disponibilidade será adicionado conteúdo audiovisual ao corpo das matérias. Foi mantida a característica que faz o blog ser baseado em texto, no qual as imagens colaboram para elucidar o conteúdo, e não o contrário.
O rodapé também foi modificado, ganhou conteúdo. Foi eliminado o Name in Lights, o ornamento que encerrava o design. No lugar dele foi inserido uma lista de sites que linkam o blog, criando uma rede de reciprocidade, de interesses comuns, compartilhamento de público e conteúdo. Foi criado e adicionado um banner de utilidade pública, a Campanha por uma Vida Sexual Saudável, contra o cigarro e pelo uso da camisinha.

O blog só não foi inteiramente desnudado porque não está disponivel os dados sobre o número de leitores de Boris Transar no Portal GLX. O número de leitores do blog estava estabilizado abaixo de mil visitas por mês desde sua criação, em novembro de 2006. A partir de outubro de 2007 este número começou a aumentar e atingiu 2.124 visitas naquele mês. Em novembro chegou a 7.670. Em dezembro foi de 10.234. Em janeiro último foi de 13.903. A estimativa para este mês de fevereiro é alcançar 16 mil visitas. São números que indicam que as mudanças que aos poucos foram introduzidas surtiram efeito desejado na audiência. Design atualizado, muito mais leitores. O blog busca alcançar a medida do paladar do leitor sem perder sua própria identidade.

Até agora gratuito e sem links comerciais, o blog mantém firme o objetivo de apresentar quase tudo sobre os filmes pornôs gays, mesmo porque quem mostra tudo são os filmes de sexo explícito. Outros objetivos são: tornar o conteúdo da blogosfera mais consistente e estimular o surgimento de outros blogs, mesmo diletantes que, como este, cultivem a fidelidade do leitor.

Todo esse trabalho não teria sido realizado sem a colaboração de O Membro Desonesto. Agora há uma equipe Boris Transar e a nova bossa só foi possivel com a introdução dele. Merece palmas.

2 comentários:

  1. Anônimo7:08 PM

    Realmente, o design de seu blog é inspirador, da pra ter uma boa base de como criar o meu próprio blog.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:50 AM

    Olá, Bóris. Boa noite.
    Companheiro, estou passando aqui hoje para te pedir uma ajuda. No dia 13 de abril de 2007 eu publiquei um post cujo título é "Saldos de Balanço". Dentre os tópicos deste post há um subtítulo que chamei de "Utilidade Pública". Há ali uma imagem de um vídeo que eu já possui em VHS e que não lembro de forma alguma o nome. Várias pessoas que encontram a imagem na net me perguntam de onde ela saiu e minha memória não me socorre. Será que você conhece a cena? será que viu o filme? Poderia me ajudar a descobrir do que se trata?
    Entendendo o senhor como erudito no assunto, pensei que talvez pudesse contar com sua ajuda no sentido de pôr esta questão a termo.
    Agradeço imensamente a você pela atenção.
    Abraços fraternos,
    Mister Man

    ResponderExcluir

Leu? Agora comente... e divulgue também!